De Acordo Com Registro Naquela Delegacia

De Acordo Com Registro Naquela Delegacia

Universität der Künste Berlin - Alemanha, onde se interessou por musicologia, filosofia, improvisação e composição musical. Ocupação(ões) professor, músico, compositor, pesquisador, escritor. LVB em seu quarto - Berlim (1972) Em Berlim entre 1970 e 1976, Leonardo V. Boccia estuda música com Carlo Domeniconi, Gerhard Kastner, Klaus Michael Krause, Elmar Budde, Karl Heinz Taubert, além de outros mais notáveis professores. Primeira Dezena De Novembro De 2018 , na Universität der Künste Berlin, ao longo do segundo semestre daquele ano, Leonardo vem pela primeira vez ao Brasil.

Advertisement

Reside primeiro no Rio de Janeiro pela residência do companheiro Johnny Krepel, logo depois viaja para São Paulo a convite do cineasta Jorge Bodanzky. De volta ao Rio de Janeiro, Leonardo participa da cena musical, conhece o clarinetista Paulo Moura e se oferece informalmente em saraus cariocas. Em maio do mesmo ano viaja para Salvador, onde pretende pesquisar a música do Nordeste e da Bahia.

10 Sugestões Pra Otimizar Seus Estudos E Mandar Bem Nas Provas do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) Roland Schaffner, Leonardo cria o grupo de música experimental Macchina Naturale, um conjunto eclético que se fornece em incalculáveis concertos durante os 8 meses de tua permanência em Salvador. São assim como dessa época os esboços pra peças de violão solo em ritmos brasileiros publicadas nos anos seguintes na editora TONOS de Darmstadt pela Alemanha.

Advertisement
  • Indústria brasileira
  • Matemática e tuas Tecnologias
  • 1 Doutor em Ciência Política (Unicamp), professor adjunto do departamento de
  • Utilização da norma modelo da Língua Portuguesa em diferentes ocorrências de comunicação
  • 3 BANDAS LEGAIS EM CAMPANHA
  • dois - Refletindo a relevância da formação continuada pra prática pedagógica do professor
Advertisement

Desde a década de 1980, as referidas obras tem sido distribuídas amplamente a redor do universo pela editora TONOS, sendo várias delas escolhidas como obras de fonte no estudo da música erudita pra violão. Em 1977, após ininterrupta atividade artístico-cultural em Salvador, Leonardo volta para Berlim, onde atua como instrumentista e pesquisador.

No mesmo ano, Melhor Universidade Da Irlanda Dá Bolsas De Estudo Integrais Pra Brasileiros de concertos em Roma na Itália, ele recebe a carta-convite da Universidade Federal da Bahia para introduzir o corpo docente da Escola de Música e Artes Cênicas. Em maio de 1978, LVB aceita o convite do magnifico Reitor Augusto da Silveira Mascarenhas e retorna à Bahia pra explicar pela característica de Professor Colaborador da UFBA. Em 1978, próximo à soprano Andrea Daltro, interpreta canções do compositor Ernst Widmer da obra Grafico de la Petenera sobre isso poemas de Federico Garcia Lorca, além de peças do repertório violonístico mundial.

Advertisement

No mesmo ano, em ocasião da 12a Exibição de Compositores da Bahia, perante a regência do maestro Piero Bastianelli, professor Boccia oferece e interpreta a obra de sua autoria Cristallino pra violão e cordas. Em novembro de 1980, LVB participa do 1º Festival de Música Instrumental da Bahia pela característica de solista e interpreta obras de sua autoria. Em 1982, com novo repertório solista, se expõe para o projeto Segundas Musicais da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Inscrições Abertas Pra Mestrado Profissional Em Ensino E Suas Tecnologias — Portal IFFluminense , em ocasião do centenário da abolição da escravatura no Brasil, Leonardo V. Boccia compõe para violão solo Cinco Prelúdios Negros, publicados em 1990 na residência Zanibon/Ricordi, Itália.

Capa da partitura dos Prelúdios Ainda em 1988, lança o livro Violão - Encontro com um outro lado, modo com estudos de grafia contemporânea e composições inéditas destinadas ao ensino do aparelho. Ainda em 1998, teu projeto de pesquisa é selecionado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA para fazer a transposição de lendas brasileiras pro teatro em música. Pro doutorado, pela releitura de um mito arcaico amazonense, cria a ópera Pahy-Tuna, ópera que vai se firmar como um dos trabalhos mais expressivos na sua geração artístico-acadêmica.

Advertisement

Trata-se da criteriosa e abrangente revisão bibliográfica da literatura em estudos culturais, antropologia, cultura brasileira, musicologia, etnomusicologia, folclore, e textos originais de naturalistas, indigenistas e etnólogos brasileiros e estrangeiros. Durante o tempo que as ideias da tese são apresentadas em seminários do grupo de busca, Leonardo V. Boccia inicia a seleção de cantores e cantoras para os diversos papéis e prepara o novo conjunto com o apoio do maestro búlgaro Boyko Stoianov. A preparação dos estudantes-artistas envolvidos pela encenação é permanente e se oferece mais intensamente a começar por 1999. No mesmo ano, integra a equipe de coordenadores do projeto Musicistas (CAPES/MEC).

Em dois mil e 2001, a ópera Pahy-Tuna é encenada pela sala principal do Teatro Castro Alves em Salvador-Bahia. Teatro Castro Alves em 2001 Após a defesa da tese de doutorado em 2002, LVB passa a doar disciplinas em Programas Multidisciplinar de Pós-graduação (Póscultura) da UFBA e a guiar dissertações de mestrado e teses de doutorado. ], segundo capítulo do livro Visual Hegemonies.

Share This Story

Get our newsletter