Marlon Libório Cozinhando: Torta De Frango Cremosa Para Bianca

Dez Sugestões Pra Tua Cozinha Concebida Pequena Permanecer Bem Prática

Os departamentos de Cajamarca, Amazonas, Ancash, Junín, Pasco, Huancavelica, Apurímac, Ayacucho, Cusco e Puno exibem a cozinha Andina. Os Andes são o berço de culturas milenares e, deste jeito, é nesta região que se encontra o sabor original da culinária peruana. No século XV, quando chegaram os espanhóis, o Império Inca, que aglutinava numerosas culturas anteriores, imediatamente utilizava um engenhoso sistema de agricultura pro cultivo nos terrenos andinos inclinados e nos vales dos rios do litoral. Tua capital era Cuzco, que pela língua quéchua ou melhor “umbigo do mundo”.

Advertisement

A batata era o alimento mais produzido do Império incaico, o objeto essencial para o preparo de sopas e guisados. Aliás, a localidade tem várias receitas convencionais e substanciosas, feitas em panelas de barro, que exalam cheiros e sabores originais, como da pachamanca, prato de carne e verduras. Um componente comum aos andes peruanos é a utilização, desde épocas milenares, da carne de cuy, animal que costuma ser desenvolvido pelas famílias pela cozinha de suas casas.

Habitual mercado atingido uma vez por ano, pela véspera de Natal, na praça principal de Cuzco e nas ruas próximas. As Confira Novos Salgados Recheados Com Bacalhau E Novas Informações De Quitutes Pela Cidade oferecem os mais diferentes produtos, de artesanato indígena às comidas típicas dos Andes. Um dos pratos mais conhecidos é o cuy (porquinho-da-india) assado no espeto, servido com molho de ají, além de tamales e anticuchos (corações de boi). Uma das bebidas oferecidas é o ponche de leche, mistura de leite com pisco. A chicha, antiga bebida fermentada de milho, de baixa graduação, alcoólica dos povos pré-hispânicos. É preparada de forma artesanal até hoje.

Advertisement

Reza a lenda que os antigos peruanos, antes do primeiro gole, jogavam novas gotas de chicha para cima, em direção ao sol, sobre o solo e encima do fogo pra atrair os bons fluídos dos deuses e a bacana colheita. Chicha é o nome de muitas variedades de bebidas alcoólicas derivadas principalmente do milho, mas bem como do amendoim, da quinua ou ainda de frutas.

  • Dois colheres bem cheias de Iogurte Grego Vigor (sem adição de açúcares)
  • Salsa desidratada a teu gosto
  • Uma cenoura
  • Curau de leite de coco com paçoca
  • um 1/2 kg de farinha de trigo

As chichas mais representativas são a chicha de jora e a chicha morada. Receita E Como Fazer : mamífero sul-americano igual com a lhama, de pelos longos e macios. Sua saborosa carne tem muito valor protético e pouca gordura. É usado na gastronomia serrana do Peru. Camote: originário da América tropical, o camote é um tipo de batata-adocicado, só que mais adocicado e de cor laranja bem intensa. É um tubérculo usado em muitas receitas peruanas.

Advertisement

Chirimoya: é uma fruta de origem dos Andes peruanos em forma de coração, com pele delicada, cor verde clara e polpa branca cremosa, muito aromática e saborosa. Come-se ao natural, partindo-a na metade, com cuidado pra não engolir as sementes. Da sua polpa são preparados vários doces. Chuño: batata desidratada, que originalmente os antigos Incas preparavam deixando congelar nas águas frias dos rios durante uma noite, depois retirando ao longo do dia, e, deste jeito, sucessivamente até ela perder todo o excedente de água.

Share This Story

Get our newsletter